CIAR Rio Fortuna – CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TERAPIA EDUCACAO E SAÚDE JANE OLIVEIRA
CAPACIDADE DE ATENDIMENTO: 150 crianças
O CIAR – Centro de Desenvolvimento Educação e Saúde Jane Oliveira foi constituído formalmente em 11 de maio de 2022, através de assembleia de constituição realizada com seus sócios fundadores e devidamente registrada no Ofício de Registros Civis da Comarca de Braço do Norte/SC. Porém, desde 2019, na Rua Padre Wolmeiner, o Centro Internacional de Análise Relacional, CIAR, de Rio Fortuna, fundado inicialmente com nome Creative com ajuda da comunidade, realiza atendimentos em Psicomotricidade Relacional. São sessões em grupos onde crianças, adolescentes e adultos participam de encontros que objetivam desenvolver o potencial do ser humano, elevando a qualidade de vida socioafetiva e relacional.
Quando as crianças participam das sessões, elas conseguem expressar onde estão os bloqueios e conflitos que travam suas relações. Dependendo do que a criança expressa é feita a intervenção por meio da modulação tônica da Psicomotricista Relacional, que entra no jogo simbólico trazendo a criança para a brincadeira Desta forma a criança pode ressignificar as emoções que as paralisam e pouco a pouco vai se desprendendo dos entraves inconscientes, passando assim melhor fazer parte do meio social. O CIAR presta serviços ligados às áreas de terapia, educação e saúde, baseados na abordagem relacional criada por André e Anne Lapierre na França e desenvolvida amplamente no Brasil, desde 1988, pelo Analista Corporal da Relação José Leopoldo Vieira.
A coordenadora do CIAR (Janete de Oliveira Souza) possui Graduação em Pedagogia (Centro Universitário UNIVINTE-SC), Especialização Latu Sensu em Psicomotricidade Relacional (IPPEO, Curitiba-PR e CIAR Curitiba-PR); Curso Montessori, pela ABEM – Associação Brasileira de Educação Montessoriana (em fase de conclusão).
OBJETIVO:
Aquisição de equipamentos, móveis e contratação de serviços para estruturar a sala “Maria Montessori” para facilitar o processo de socialização e interação entre crianças e adolescentes.
A sala “Maria Montessori” será estruturada com a aquisição de estantes sensoriais e pedagógicas, mesas e cadeiras, adequação da sala com esta finalidade e aquisição de notebook, impressora para fazer os devidos registros e controles relacionados aos alunos, celular com boa resolução de imagem para permitir a gravação das sessões e aulas, além de mentoria de implantação da sala. A estruturação da sala “Maria Montessori” trará impactos extremamente positivos para o processo de aprendizagem das crianças e adolescentes e com resultados satisfatórios para toda a comunidade local e regional. O trabalho ja desenvolvido com as 136 crianças e adolescentes hoje atendidos será ainda mais qualificado e abrirá oportunidades para que outras crianças e adolescentes possam vir a ser atendidos. Serão beneficiados diretamente pelo menos 10 crianças de até 3 anos; 57 crianças de 3 a 6 anos; 29 crianças de 6 a 9 anos; 25 crianças de 9 a 12 anos e pelo menos 15 adolescentes com mais de 12 anos. Além disso, serão beneficiários indiretos todas as famílias destas crianças e adolescentes.