Seja bem-vindo a Geração Cerbranorte!
Siga nossas redes sociais

Nossa Energia

Conheça a Geração Cerbranorte

A PCH Capivari tem 18 Megawatts de potência, produzindo energia limpa e sustentável. Além de gerar grandes resultados econômicos para todos os nossos associados e região.

A Geração Cerbranorte é uma cooperativa de geração de energia, das comunidades de Braço do Norte/SC e Rio Fortuna/SC. A direção da cooperativa é responsável pela PCH Capivari (Pequena Central Hidrelétrica), que foi construída em sociedade com a Urbano Alimentos.

Toda a energia gerada pela PCH Capivari é vendida no mercado livre e a metade do lucro, que cabe a Geração Cerbranorte, é revertida em benefícios para as comunidades.

UMA IDEIA SURGE NA MENTE DE UMA PESSOA, MAS PRECISA DE MUITAS MÃOS PARA GANHAR VIDA.

Até a Geração Cerbranorte chegar aonde está, muita água passou por de baixo da ponte. Muitas pessoas se dedicaram e trabalharam para que pudéssemos estar aqui.

A ideia inicial de construir uma Pequena Central Hidrelétrica surgiu em 1989, quando o então presidente da cooperativa Luiz Kuerten, conhecido como ‘Tilico’ (gestões 1989-1992 e 1992-1995), andava pelo interior de São Martinho entregando pães e chegou ao ponto do rio onde atualmente se encontra a PCH Capivari. Idealista, como sempre foi, pensou que ali poderia haver fluxo o bastante para uma geradora, iniciando sua busca por licenças.

Em 1995, quando ‘Tilico’ encerrou o mandato, o seu sucessor Evanisio Uliano, conhecido por ‘Vânio’, deu continuidade ao projeto. Nos primeiros anos de sua gestão, a obra da usina PCH Capivari avançou: foram entregues indenizações de terrenos e construído o túnel de 1,2 km de extensão, que conectava o rio até a queda d’água. Mas devido à escassez de recursos financeiros, a obra foi pausada no início dos anos 2000.

As obras foram retomadas em 2012, já na administração do presidente Antonio José da Silva, conhecido por  “Toninho”, e seu vice Manoel da Silva, o Nélo, em parceria com a Urbano Agroindustrial, que ficou com 50% dos lucros da geração de energia diante da promessa de concluir a obra.

O DESMEMBRAMENTO DA COOPERATIVA

Paralelo à construção da PCH Capivari, alguns trâmites burocráticos se mostraram essenciais para assegurar a regularização da usina.  Atendendo uma exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL),por questões legais, a geração de energia não poderia ser gerenciada pela Cerbranorte Distribuição, cujo objetivo sempre foi de distribuir energia com qualidade. Por isso, foi preciso criar uma nova cooperativa. Assim, em Assembleia Geral Extraordinária da Cerbranorte, realizada em 4 de novembro de 2013, no salão paroquial, em Braço do Norte, 292 associados assinaram a lista de presença e votaram para o desmembramento e criação da Cooperativa de Geração de Energia Elétrica e Desenvolvimento de Braço do Norte: a Cerbranorte-GD.

A REALIDADE EM FUNCIONAMENTO

Foi no dia 20 de julho de 2016 quando as comportas se fecharam e houve o alagamento da barragem, que levou 11 dias para encher, que a obra da PCH Capivari foi finalmente concluída.

Confira nossos dados recentes de Geração de Energia

0 MWh
GERAÇÃO BRUTA Abril
0 MWh
GERAÇÃO ACUMULADA 2024

Energia limpa e sustentável para uma vida melhor!

plugins premium WordPress