Social

O Esporte Mudando o Mundo

Conheça mais detalhes sobre o projeto.

Projeto Gerando Cidadania através do Esporte da Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente do município de Braço do Norte – ASACAD

CAPACIDADE DE ATENDIMENTO: 320 crianças e adolescentes.

A Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente do município de Braço do Norte – ASACAD é uma entidade sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil. Foi fundada em 3 de agosto de 1988, com o nome de Casa Lar, com o objetivo de desenvolver programas de prevenção e proteção integral de crianças e adolescentes em situação de pobreza, tirar as crianças e os adolescentes das ruas e evitar o abandono.

Objetivo do Programa Construindo à Cidadania Fora das Ruas: Ofertar atendimento a 320 crianças e adolescentes com faixa etária entre 6 e 16 anos no contraturno escolar, oriundas de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza, da fragilização relacional e de pertencimento social, vítimas de violências encaminhadas pela Rede Socioassistencial (CRAS, CREAS, CIACA), pelo Sistema de Garantia de Direitos (Conselho Tutelar e Sistema de Justiça) e demanda espontânea, a fim de garantir o cumprimento dos seus direito se contribuir na formação da cidadania.

Missão: Proteger, promover e defender os direitos da criança e do adolescente e seus familiares, tornando-os protagonistas da sua própria história, através do Programa Construindo a Cidadania Fora das Ruas.

Geral: Gerar oportunidade através a prática esportiva e educativa por meio de modalidades que integram o judô, o vôlei, o basquete, o handebol e o futsal como uma estratégia eficaz para promover a inclusão social, a igualdade de gêneros, o cuidado com a saúde física, mental e nutricional, assegurando o bem-estar, a qualidade de vida e a construção cidadã de crianças e adolescentes com idade de 6a 16 anos e seus familiares atendidos na ASACAD.

 

Específicos:

Revitalizar a quadra de esportes da ASACAD e adquirir materiais esportivos pedagógicos para o desenvolvimento das modalidades esportivas e educativas que compreendem este projeto: judô, vôlei, basquete, handebol e futsal.

Contratar dois profissionais de Educação Física para atuar de segunda a sexta-feira (01 de 40/h/s e 01 de20/h/s) no desenvolvimento de atividades e práticas esportivas orientadas, planejadas e que visem à promoção, prevenção, proteção dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.

Promover eventos esportivos com a integração das crianças, dos adolescentes e suas famílias, a fim de promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Ofertar às crianças e adolescentes práticas esportivas educacionais que contribuam para o desenvolvimento nos aspectos físicos, afetivos, psicológicos, cognitivos e sociais.

Contribuir para o combate e a prevenção da violência nas diversas formas (física, sexual, psicológica, institucional), da evasão escolar, da prevalência de doenças, do uso de drogas, da desigualdade de gêneros e exclusão social e outras adversidades que violam os direitos das crianças e adolescentes, através da prática esportiva e atividades educativas.

Vídeos

Ainda não há vídeos para este projeto!