A Associação de Moradores do Bairro Floresta e Trevo (AMBFT) é uma entidade essencial para o município de Braço do Norte desde sua fundação em 2009. Como uma organização sem fins lucrativos, se estabelece como uma voz representativa para os moradores locais, concentrando seus esforços em diversas áreas. Desde sua criação, a associação tem se dedicado incansavelmente a promover os interesses dos mais de 3. 238 moradores do Bairro Floresta e Trevo. Sua atuação é multifacetada, abrangendo questões representativas, reivindicatórias, culturais e beneficentes.
O Projeto Estendendo a Mão tem o objetivo de garantir a inclusão social por meio da prática esportiva, cultural e educativa por meio de modalidades que integram as artes marciais, vôlei, basquete, handebol, futsal, dança, violão, canto e teatro como uma estratégia eficaz para promover a equidade, a igualdade de gêneros, o cuidado com a saúde física e mental, assegurando o bem-estar, a qualidade de vida e a construção cidadã de mais de 150 crianças e adolescentes com idade de 6 a 16 anos e seus familiares.
As ações cooperativistas presentes na execução do projeto serão promover duas rodas de conversas educativas para contribuir na compreensão e ação em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Criar campanha contínua de disseminação de conhecimento, utilizando redes sociais, eventos comunitários e materiais digitais para compartilhar as experiências positivas e inspirar outras comunidades. Organizar uma oficina específica sobre cooperativismo para toda comunidade em parceria com a Geração Cerbranorte, explicando como a colaboração pode melhorar a vida cotidiana e promover a inclusão. Fortalecer o voluntariado da comunidade, promovendo a cidadania por meio da participação ativa nas diretorias da Associação de Moradores do Bairro Floresta e Trevo e Centro Comunitário Nossa Senhora da Saúde do Bairro Floresta, bem como Conselho Local de Saúde e Conselhos Municipais deliberativos, com intuito de abordar desigualdades e criar oportunidades mais equitativas para todos e incentivando os indivíduos a se envolverem ativamente na construção de um mundo mais justo.