A Associação de Pais e Professores (APP) da Escola Isolada Municipal Pedro Marcolino Gesser, localizada no Bairro Vila Nova, no município de Braço do Norte, Santa Catarina, teve sua fundação em um significativo marco histórico em 14 de dezembro de 1987. Desde então, desempenha um papel vital na promoção da educação, colaborando estreitamente com a comunidade escolar para enriquecer o ambiente de aprendizado e fortalecer os laços entre pais, professores e alunos.
A entidade recebeu um valor de R$ 20.000,00 da Geração Cerbranorte para realizar o projeto “Promovendo uma Comunidade Escolar Inclusiva“, que possui como objetivo de adquirir materiais educacionais e lúdicos para estruturar uma sala, criando um ambiente que promova a diversidade, a igualdade de oportunidades e o apoio individualizado para todos os alunos, independentemente de suas diferenças e necessidades específicas. O projeto visa contemplar as 200 crianças matriculadas e toda comunidade escolar da Escola Municipal Pedro Marcolino Gesser.
Em contrapartida, a APP propõe como ações cooperativistas junto à comunidade escolar ações educativas e práticas sustentáveis, incentivando uma cultura de sustentabilidade e conscientização sobre o consumo de energia na comunidade em geral como práticas de economia de energia, como a conscientização sobre o desligamento de aparelhos elétricos quando não estiverem em uso, a substituição de lâmpadas convencionais por LED e a promoção de atividades educativas sobre eficiência energética. Desenvolver materiais educativos, programas e atividades que incorporem conceitos de sustentabilidade, promovendo uma compreensão holística dos impactos ambientais, sociais e econômicos. Organizar palestras, workshops, feiras sustentáveis e outras atividades que envolvam ativamente os membros da comunidade em práticas sustentáveis. Incentivar a participação dos alunos, professores e membros da comunidade na criação e manutenção de espaços verdes, promovendo o contato direto com a natureza e a produção de alimentos sustentáveis.