NOTÍCIAS

Atual gestão da Cerbranorte inova na distribuição de recursos para Entidades Sociais

A Cooperativa de Eletrificação Cerbranorte tem uma longa história de apoio às instituições sociais em sua região de atuação. No entanto, ao longo do tempo, os repasses eram feitos de forma não padronizada, sem critérios estabelecidos. Buscando regulamentar e tornar transparentes essas contribuições, a Geração Cerbranorte, por meio de seu conselho administrativo, optou por estabelecer os repasses por meio de editais.

A presidente da Geração Cerbranorte, Valneide Exterkoetter, prontamente aderiu à proposta, que foi também aceita pela Cerbranorte Distribuição. Essa mudança significa que todos os recursos destinados às entidades sociais serão agora distribuídos por meio de editais, promovendo uma distribuição equitativa e transparente. Os associados de Braço do Norte e Rio Fortuna terão acesso a todas as informações relacionadas a esses repasses, aprovados em assembleia pelos associados.

“Reconhecemos a importância do apoio às entidades, isso  é cooperativismo, por isso decidimos profissionalizar e tornar transparente a distribuição dos recursos. Além disso, vimos a importância de capacitar os representantes dessas organizações para participarem do edital. O curso que oferecemos será útil não apenas para nossos editais, mas também para que possam concorrer em outras oportunidades, pois existem muitos recursos disponíveis para que cada entidade busque apoio para seu público”, ressaltou Valneide Exterkoetter, presidente da Geração Cerbranorte.

Capacitação para representantes de entidades sociais

Compreendendo a inovação que essa ação representa na história da cooperativa, a Cerbranorte, por meio de suas duas empresas Geração e Distribuição, organizou nos dias 28 de setembro e 04 de outubro um Curso de Capacitação e Oficina Prática sobre a elaboração de projetos. O curso foi ministrado pelo pedagogo e especialista Neto Nunes, com o objetivo de preparar os representantes das entidades sociais para a elaboração de editais, seja da Cerbranorte ou de outras fontes de financiamento.

Cada projeto aprovado poderá receber o valor de até R$ 30 mil por meio do edital da Geração, podendo ser em parcela única ou parcelado ao longo de 2024.

A capacitação contou com a participação de cerca de 60 pessoas representando 38 entidades de Braço do Norte e Rio Fortuna. O edital da Geração Cerbranorte está com inscrições abertas de 10 de outubro até 20 de dezembro, enquanto o edital da Cerbranorte Distribuição será lançado em 03 de novembro, com prazo de inscrição até 31 de janeiro de 2024.

Transparência com os associados

Após a aprovação e implementação de cada projeto, será obrigatória a prestação de contas detalhada para que as entidades sociais possam participar de futuros editais da cooperativa. Essa iniciativa visa também aprimorar a transparência na gestão em relação aos associados.

“Todo o valor que será disponibilizado para as organizações foi aprovado pelo associado em assembleia. Coube a nós gestores administrar o meio para que isso se realize da maneira mais coerente, justa e transparente possível”, pontuou a presidente Valneide.

 

Compartilhe